3 importantes valores para projetar melhor

architecture

Costuma-se dizer que não é possível ensinar a fazer um bom projeto, ou seja, não existe uma metodologia única que resolva a problemática arquitetônica do projeto. Contudo, é possível que você aprenda a projetar, se estiver munido de boas referências e tiver capacidade para refletir sobre o mundo e arranjar respostas às perguntas da sociedade. Por isso, selecionei 3 valores que acredito serem fundamentais nos dias de hoje para fazer com que você tenha sucesso nos seus projetos.

1: Empatia

Empatia

Empatia é, falando de forma simples, a capacidade de “se colocar no lugar do outro”. Obter a habilidade psicológica de sentir o que uma outra pessoa sente, caso estivesse na mesma situação que essa pessoa. Se identificar, comunicar afetivamente e compreender o ponto de vista do próximo. Esse valor é muito importante para o ofício de projetar em arquitetura, pois se você conseguir desenvolver a empatia por seus clientes, vai tomar decisões mais acertadas no projeto, já que compreenderá a real necessidade da pessoa ou grupo de pessoas.

2: Cooperação

cooperação

Hoje em dia não existe mais a ideia do arquiteto individual que faz obras espetaculares. De fato, na prática isso nunca existiu. Desde Alberti a Le Corbusier, sempre houveram pessoas extremamente capacitadas cooperando em sintonia no “backstage” para que esses nomes se destacassem. Além disso, o modo de vida atual e o avanço tecnológico tornaram o processo de projeto muito complexo. Trabalhar em grupo é essencial para suprir essa complexidade com menos falhas e mais rapidamente.

3: Experimentação

seja criativo

Não fique no básico. Teste coisas novas sempre que possível, compare os resultados com o que já foi feito anteriormente. Como se costuma dizer: arquiteto não somente resolve problemas, mas cria soluções.

 

Este artigo foi útil para você? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Please follow and like us:
0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *