A lição da Árvore de Cerveja

árvore de cerveja

A árvore de cerveja é uma pintura que foi realizada por 8 mãos, em tinta acrílica sobre a parede. O propósito era muito simples: unir companheiros que compartilhavam um mesmo apartamento. Confira a história toda abaixo.

A história

Eu havia recém me mudado para Porto Alegre no início do meu mestrado em arquitetura, e compartilhava um apartamento com mais 3 amigos. Já a alguns dias ali, sentia falta de algo. Todos meus companheiros de apartamento estavam muito ocupados com trabalho e estudo, e a volta ao apartamento significava apenas o retorno a um local para descanso da rotina até o dia seguinte. A situação pedia que algo fortalecesse nossos laços, que a vida coletiva entre os amigos do apartamento fosse mais ativa. A ideia da árvore de cerveja foi justamente sanar essa necessidade.

O projeto

As estratégias que guiaram a implementação deste projeto foram basicamente as seguintes:

1º Criar um elemento ilustrativo, que tivesse um grande impacto visual em uma área comum a todos: a porta de acesso ao apartamento, localizada na sala;

2º Possibilitar a participação de todos companheiros em sua confecção, assim todos teriam um sentimento de pertencimento àquela obra;

O resultado foi a criação de um símbolo que marca o momento especial que tivemos ali. Um símbolo que lembra nossas histórias, nossas dificuldades e alegrias.

Por que uma árvore?

Ok, mas, por que uma árvore? A árvore muitas vezes é associada a sabedoria, ao crescimento. É um organismo em constante transformação. Conforme as estações passam, conforme a intensidade dos períodos de chuva, conforme a temperatura altera, a árvore demonstra aspectos diferentes, por ser sensível ao ambiente. Queria, de alguma forma, trazer essa sensibilidade pra dentro do ambiente, mesmo que de forma ilustrativa. De quê outra maneira teríamos uma árvore dentro de um apartamento?

Por que uma Árvore de Cerveja?

Árvore de cerveja na época de frutos.
Árvore de cerveja na época de frutos. Fonte: O autor

Acredito que a arquitetura, independentemente de sua escala, formato ou época, deva ser um discurso sobre a convicção do projetista. Uma das minhas convicções sobre este projeto é que não se trata de uma árvore real, e, sendo apenas uma ilustração abstrata, não via sentido em criar uma árvore já existente, como uma pitangueira, ou uma cerejeira, por exemplo. A árvore, além de uma ilustração, é também um símbolo de amizade entre amigos que compartilham um mesmo espaço. O que fazíamos em comum, além de estudar e trabalhar? Bebíamos cerveja.

 

 

 

 

Deixo abaixo o registro dessa obra para quem se interessou por ela história.

 

 

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos ou deixe seu comentário!

 

*as imagens que disponibilizo no site podem ser utilizadas de maneira livre, desde que citem a referência e indiquem o link da página.

Please follow and like us:
0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *