Cadeira de Arquiteto #1: Cadeira Barcelona

Cadeira Barcelona

Poltrona Barcelona – Mies Van Der Rohe

Cadeira Barcelona
1. Cadeira Barcelona. Foto de Antonio Foncubierta.

Em arquitetura, costuma-se dizer que cada bom arquiteto tem sua própria cadeira, uma cadeira desenhada por ele. Este é o primeiro artigo que dá início a uma série sobre cadeiras projetadas por arquitetos. Começo aqui analisando e falando um pouco sobre a Cadeira Barcelona, não apenas por ser uma das mais icônicas cadeiras do mundo, mas também por ser uma das mais antigas cadeiras modernistas que ainda é fabricada atualmente. Quer saber mais? Então continue lendo.

A história

Pavilhão Barcelona
2. Pavilhão Barcelona. Foto de Marc Teer.

Projetada pelo arquiteto Mies Van der Rohe e sua parceira, Lilly Reich, a cadeira foi desenhada exclusivamente para o Pavilhão de Barcelona para a exposição internacional de 1929.

Mies tinha que desenhar uma cadeira muito especial que simbolizasse a cultura alemã e enfatizasse sua performance criativa e viabilidade econômica. De acordo com o arquiteto, a cadeira deveria ser “uma cadeira importante e elegante”. “A cadeira deveria ser monumental. Nessas circunstâncias, você não pode apenas usar uma cadeira de cozinha.” (barcelonachair.com).

Originalmente, a cadeira foi desenhada com sua estrutura em peças dobráveis, inspirada nas espreguiçadeiras que eram usadas pelos aristocratas romanos. Em 1950, Mies redesenhou a cadeira, usando aço inoxidável, possibilitando que a estrutura da cadeira pudesse ser feita em uma única peça. É importante lembrar aqui que Mies era diretor da Bauhaus, e acreditava na potencialidade funcional do mobiliário produzido em massa. Ainda que o fato do novo desenho da cadeira com a estrutura em aço inoxidável pudesse ter tido essa intenção, a cadeira não é produzida em massa e a versão autêntica dela é muito cara. (mais de 5 mil euros)

Alguns anos após a morte de Reich, Mies concedeu os direitos de produção da cadeira barcelona a Florence Knoll, e a companhia Knoll Inc começou a produzir a cadeira em 1953. Atualmente a estrutura é disponível em cromo e aço inoxidável e as almofadas são disponíveis em tipos diferentes de cores e couros.

O projeto

O projeto atual da cadeira pode ser lido como uma composição entre duas partes. A primeira parte conforma a estrutura que é feita de aço inoxidável e 17 fitas de couro que sustentam a segunda parte, composta por duas almofadas, representadas em vermelho e azul, respectivamente, na figura 3.

Desenho Cadeira Barcelina
3. Desenho Cadeira Barcelona. Desenvolvido pelo autor.

Por fim, vale dizer que o desenho da cadeira parece encaixar bem com o desenho do pavilhão, formando um conjunto que integra mobiliário e arquitetura. Você também acha isso? Você conhece alguma cadeira de arquiteto que acha legal e gostaria que eu escrevesse sobre? Deixe seu comentário!

 

Referência de Imagens

 

  1. Cadeira Barcelona: picture by Antonio Foncubierta. link: https://www.flickr.com/photos/afoncubierta/4454969510/in/photolist-7METe9-4p27kN-6AvTFY-76TuD1-4p27uE-9jqbec-5T59mn-9jqbUc-7zNfem-76Tq9E-9jthNN-9jthAq-4oX3jz-5T5a9F-5T9xf5-5T9vH3-76TtgL-5gddRy-4p26KL-fKhRz9-VYuCF-5T5bj4-fKhRCu-6VKv8w-7zJtZn-cWfnR5-9jpmVN-4oX3xK-76PxBR-5T5ryV-9jmfDz-g5CS2d-93fWac-7zNeoE-76TnTU-fKhRqS-7zJsRi-93iSgu-9jmgak-cWfq3Y-6VKvH9-ps1HY4-kCrj7P-VYikH-5T5s7K-daWccZ-fKhRtE-5ndn5M-cKd5bG-7X4GvV copyright: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
  2. Pavilhão Barcelona: picture by Marc Teer.  link: https://www.flickr.com/photos/marcteer/5459143628/  copyright: https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/
  3. Desenho Cadeira Barcelona: Desenvolvido pelo autor para este artigo

 

* Você pode visualizar melhor o Pavilhão Barcelona e a Cadeira Barcelona através de uma maquete eletrônica do site archilogic clicando aqui.

Please follow and like us:
0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *