Cadeira de Arquiteto #2: Cadeira “Red and Blue”

red and blue chair

Este é o segundo artigo da série sobre cadeiras projetadas por arquitetos apresentada aqui no site. Se você ainda não viu o primeiro, que fala sobre a Cadeira Barcelona de Mies Van Der Rohe, você pode acessá-lo clicando aqui. Neste artigo, vou falar sobre mais um ícone do design e da arquitetura, a cadeira “Red and Blue”(vermelho e azul), projetada pelo arquiteto e designer de produto neerlandês Gerrit Thomas Rietveld.

A História

A cadeira Red and Blue (vermelha e azul) foi projetada por Gerrit Rietveld, em 1917. Tendo originalmente seu acabamento em madeira, as cores primárias (amarelo, azul e vermelho) e o preto foram atribuídas ao projeto apenas em 1923. É importante dizer aqui que a cadeira foi produzida na mesma época da Casa Schroder (1924), também projeto de Rietveld.  A grande popularidade da cadeira provavelmente tenha relação com seu aspecto abstrato e escultural bem expressivo, característica frequentemente manifestada pelo grupo De Stijl naquela época. Como sabemos, De Stijl não era tão somente o nome de uma revista, mas a representação de um grupo de idealistas que buscaram criar uma utopia baseada na ordem humana harmônica, que eles acreditavam que poderia renovar a Europa depois do turbulento período da Primeira Guerra Mundial.  Por esse motivo, Rietveld acreditava que o conforto do espírito e o bem estar eram objetivos tão ou mais relevantes para o design de mobiliário do que apenas o conforto físico. Além disso, na preocupação de que sua cadeira pudesse ser produzida em massa e de forma industrial, Rietveld fez o projeto com peças de madeira compatíveis com as dimensões padronizadas disponíveis na época. Nos dias de hoje, a cadeira faz parte do Museu de Arte Moderna MOMA (Museum of Modern Art).

cadeira red and blue
Cadeira red and blue. Fonte: O autor.

 

O projeto

Assim como muitas explorações do neoplasticismo, Rietveld projeta essa cadeira criando um jogo abstrato de linhas e planos. O projeto explora essa relação utilizando um plano horizontal inclinado(em azul) e um plano vertical inclinado(em vermelho) que formam o acento, enquanto as linhas, que conformam as barras de madeira, estruturam os planos de forma rigidamente ortogonal. Pode-se dizer que sua versão final se assemelha a algo como um Mondrian tridimensionalizado. Suas dimensões são de 34 1/8 x 26 x 33 polegadas, o que é equivalente a 86.7 x 66 x 83.8 cm, com altura do acento em 33 cm.

cadeira red and blue
Vistas cadeira red and blue. Fonte: O autor.

Por fim, se você quer saber mais sobre a cadeira, um desenho completo pode ser visto clicando aqui.

Gostou deste artigo? Então compartilhe com seus amigos ou deixe seu comentário!

*as imagens que disponibilizo no site podem ser utilizadas de maneira livre, desde que citem a referência e indiquem o link da página. Qualquer dúvida, envie seu comentário ou faça contato, ficarei feliz em responder!

 

Please follow and like us:
0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *