Casa de campo no interior do RS: Casa RZ

Casa de campo - Casa RZ

O nome dado à casa foi “Casa RZ”. A casa foi projetada para ser uma casa compacta, com uma superotimização dos espaços. É um local para uso de descanso e lazer nos finais de semana, sem abrir mão de certos confortos. Entre os ambientes projetados, estão: uma adega, uma pequena sauna, um terraço para apreciação da vista, alem dos espaços de sala, quarto e cozinha integrados.

 

O projeto

Concepção volumétrica

A concepção do projeto da casa RZ parte de algumas condições pré-concebidas. A primeira era a necessidade em se adequar a um terreno acidentado. A bela vista do local indicava que ela devesse ser o quão possível, aberta, afim de manter as visuais. Outra condição era a utilização da madeira e do bloco de concreto, materiais que na ocasião eram de fácil acesso e pouco custo para o proprietário. Além disso, ela deveria ser compacta.

Casa RZ - Volumetria
2. Volumes de organização da casa. Fonte: o autor

A solução encontrada foi de distribuir a casa em 3 blocos distribuídos em subníveis, solução esta que se adequaria melhor ao terreno, assim como mostra a imagem 2. Tendo uma adega no programa de necessidades, esta poderia estar semi enterrada, o que proporcionaria que ela mantivesse uma temperatura adequada para os vinhos.

 

 

 

 

 

 

Plantas baixas

Na imagem abaixo, observamos a planta do subsolo, que abriga a adega, e do térreo, comportando os ambientes de sala, cozinha e sanitário. A sala e cozinha foram planejadas para que fossem integradas, mas com um controle de possibilitasse a separação dos ambientes.

Planta baixa térreo
3. Planta baixa do térreo e subsolo. Fonte: O autor

 

A planta abaixo é referente ao patamar do dormitório e escritório. Ela é separada da sala por apenas um guarda-corpo de madeira, liberando o visual sem perder a intimidade do quarto.

Planta dormitório
4. Planta dormitório. Fonte: o Autor

A planta do terraço é também a que dá acesso à sauna. É um terraço semi-coberto, para contemplar a paisagem .

Planta terraço
5. Planta terraço. Fonte: o autor

 

Please follow and like us:
0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *