Dica de Livro: A Viagem do Oriente – Le Corbusier

A viagem do Oriente

Este livro é uma verdadeira joia. Ele é também uma boa dica não apenas para arquitetos, pois seus ensinamentos transcendem o campo da arquitetura. Sabemos que o ato de viajar tem grande valor para quem pratica a arquitetura. Isso ocorre tanto pela necessidade do arquiteto de obter uma aproximação física com a obra, quanto pela importância que sentir o espaço tem para a compreensão do mesmo. O livro relata uma viagem realizada em 1911 por Charles Edouard Jeanneret (Le Corbusier) no início de sua carreira, com apenas 23 anos de idade. A viagem, que teve duração de um pouco mais de 5 meses, foi um marco na vida do jovem arquiteto. Quer saber mais, mas sem spoiler? Então veja alguns pontos interessantes do livro a seguir.

O ITINERÁRIO DA VIAGEM

Nessa viagem, Le corbusier, juntamente com seu amigo Auguste Klipstein,  passa por Berlin, Dresden, Praga, Viena, Vacz, Budapeste, Baja, Giorgavo, Belgrado, Knajevaz, Naitscha, Bucareste, Tirnovo, Galvoro, Schipka, Kasanlik, Andrinopla, Rodosto, Constantinopla, Dafne, Brousse, monte Atos, Salonica, Atenas, Itea, Delfos, Patras, Brindisi, Nápoles, Pompéia, Roma, Florença e Lucerna.

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE O LIVRO

  • Ao longo de todo o livro, são expostos desenhos dos ambientes que foram feitos pelo próprio Le Corbusier;
  • Se atribui a Le Corbusier um título de arquiteto essencialmente racional, o homem da máquina de morar. No entanto, o livro demonstra um lado artístico e sensível do autor. Essa visão delicada da vida, que ele explana
  • Pode se dizer que parte dos ensinamentos da famosa “Lição de Roma” provavelmente tenham relação com esta viagem;
  • Algumas ideias dos 5 Pontos da Nova Arquitetura de Le Corbusier também possivelmente podem ter tido sua gênese nessa viagem

 

Por fim, cabe dizer que o livro, mais que um relato de viagem, é um manuscrito que dá pistas para a compreensão de como Le Corbusier era como pessoa, expondo diversas elucidações sobre sua maneira pensar, que transparece em suas obras.

Então, ficou com vontade de ler o livro? Então compartilhe para que outras pessoas possam se interessar também!

 

Please follow and like us:
0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *