Frank Gehry ganha concurso para Academia de Música de Cracóvia

Frank Gehry ganha concurso para design de Academia de Música de Cracóvia no Campus na Polônia. Ele foi selecionado entre os 10 finalistas do projeto que faz parte do plano de revitalização urbana para a cidade de Cracóvia. O complexo vai incluir um novo campus e uma sala de concertos, e será localizado em um antigo local militar, a nordeste da cidade.

O design proposto pela equipe de Gehry apresenta um conjunto de volumes prateados, com vários ângulos, e volumes brancos extrudados verticalmente do topo dos volumes prateados, possivelmente com a função de clarabóias. Os volumes de prata são rodeados por volumes ortogonais dispostos em diversas posições, e um deles irá comportar a sala de concertos.

A proposta da equipe de Gehry foi elogiada pelo juri por sua originalidade e integração ao terreno, respeitosamente introduzido entre a vegetação existente. O júri também julgou o zoneamento adequado e uma boa relação de distinção entre as esferas pública e educacional, graças ao modo como o zoneamento e a disposição estratégica dos acessos foram colocados. Outro ponto importante na decisão foi o design não convencional da sala de concertos, que oferece uma visão espiralada para o público, além de novas possibilidades funcionais e acústicas.

Imagens do projeto podem ser visualizadas clicando aqui.

A imagem utilizada neste artigo é de Gavin Manning e pode ser acessada clicando aqui.

Please follow and like us:
0