Pintura: Seu olhar sensível

seu olhar sensivel

A obra “Seu olhar sensível” é uma pintura muito querida por mim. Além do fato de ter sido minha primeira experiência com tinta a óleo, gosto muito dela porque a considero uma obra que permite múltiplas possibilidades interpretativas. Ela se aproxima, de certa forma, ao conceito de obra aberta.  A ideia é explorar uma ampla abertura de múltiplas possibilidades comunicativas.

Foi um quadro que realizei em 2014, ao longo de aproximadamente duas semanas. O quadro é feito em tinta a óleo, e eu fiz um registro da produção, que pode ser visto abaixo:

 

 

Já tive alguns comentários muito bem vindos de quem observou o quadro. Dependendo do observador, o olho é o protagonista. Para outro, o que importa nem é o olho em si, mas o que se vê através de seu reflexo. No quadro em questão, o reflexo do olho demonstra que está diante de uma porta. Estaria o dono deste olho, a espera da chegada de alguém? Seria a ânsia de sair daquele lugar, daquela situação? Ainda, em uma interpretação mais abstrata, o tom azulado representaria um sentimento de alguém em um estado de tristeza.

 

Essa multiplicidade de interpretações cabe ao observador, que associa a situação com o momento de sua própria realidade, ele vê ali uma conexão com sua própria situação emocional. A riqueza da obra reside precisamente aí. O quadro muda conforme o observador que olha, e muda com o mesmo observador em diferentes momentos de sua vida.

 

Você gostou dessa obra? Sentiu algo diferente analisando ela? Deixe seu comentário!

Please follow and like us:
0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *