Tutorial Autocad: Como criar e organizar layers no AutoCad

Layer

 

Saber como criar, organizar e configurar layers no Autocad é fundamental para a realização de qualquer projeto. O que poucas pessoas sabem é que uma boa organização pode aumentar a sua produtividade consideravelmente no ato de projetar. Este recurso foi criado exatamente para auxiliar na visualização, organização e edição de projetos. Se torna mais evidente em projetos de maior escala ou com muitos detalhes, em que uma organização de layers mal feita pode gerar enormes perdas de tempo. Saiba abaixo como criar e organizar seus layers para poder trabalhar melhor.

A primeira coisa que devemos ter em mente é que a palavra “layer” tem sua origem do inglês e significa literalmente, “camada”. Então, imagine que você vai organizar as partes do seu projeto em camadas independentes: uma camada para as paredes, uma para as esquadrias, uma para vidros, e assim por diante. Além disso, você vai atribuir a cada layer, características que irão refletir na posterior impressão. Sem mais delongas, vamos para a prática.

Criação dos Layers

A janela de layers pode ser aberta clicando no Layer Properties Manager, que se encontra na aba “home” ou pelo atalho LA, e então apertando ENTER ou BARRA DE ESPAÇO.

janela de Layers

Na janela de layers, clique em New Layer, como demonstrado na imagem, ou utilize o atalho Alt+N

Criando Layers

Cada layer vai contar com um conjunto de ferramentas de gestão de layers, que estão na seguinte ordem:

Ligar/desligar, Congelar/descongelar, Bloquear/descloquear, escolha da cor, escolha do tipo de linha, escolha da espessura de linha, transparência, estilo de plotagem, plotar/nãoplotar, descrição.

Essa ordem pode ser vista na imagem abaixo:

atributos dos layers

Como escolher quais layers devo criar?

Os Layer que você vai criar devem levar em conta os seguintes aspectos:

  •  Todos objetos daquele layer terão a mesma espessura de linhas na impressão. Ou seja, se por exemplo você quer ter espessuras diferentes entre paredes que estarão em corte e paredes que estarão em vista, então terá que criar dois layers diferentes, um para cada tipo de parede.
  • Caso você queira imprimir com cores, as cores que você vai utilizar no layer serão as mesmas que vão para a impressão. Embora seja possível modificar a cor apenas nos parâmetros de impressão ou de objeto, não recomendo que utilize cores diferentes das que aparecem na sua visualização, para não causar confusões de tons e cores.

Organização de Layers

Dependendo da escala do seu projeto, o número de layers que você precisa criar torna trabalhoso o processo de gerenciamento do projeto. Por esse motivo, existe o recurso de agrupamento de layers, criado para melhor organizar seu projeto em categorias.

Agrupando Layers

Imagine que você tem 300 layers em um mesmo projeto. Dentro desse conjunto de layers, existem informações sobre topografia, projeto hidráulico, elétrico, ambiental, estrutural, de vedações, de patologias, etc… A dificuldade que você terá para manipular o projeto com todos os layers ligados é gigantesca. que você não vai imda janela de Layers (Layer Properties Manager), você vai pegar a

Podemos resolver isso criando grupos de layers. No lado esquerdo da janela de layers, tem uma aba Filters(filtros). Nessa aba, vamos criar grupos com filtros específicos para grupos de layers.

layers

 

Começamos com 2 filtros de layers:

  • All(tudo ou todos): ela é um filtro que contempla todos os layers, ou seja, todos os layers irão ficar visíveis na lista de layers.
  • All used Layers(Todos os layers utilizados): Esta é uma subcategoria dentro do filtro all, que demonstra apenas os layers que contem desenhos ou objetos no arquivo.

Para criarmos grupos de layers no Autocad através dos filtros, temos 3 opções. A primeira é o botão New Property Layers (Atalho Alt+P). Abrirá uma página onde iremos criar nossos filtros para selecionarmos quais camadas irão fazer parte desse novo grupo.

A primeira coisa a fazer é dar um nome ao grupo. Uma boa maneira de fazer isso é pensar em quais layers vão estar dentro deste grupo. Por exemplo, se você vai utilizar um grupo apenas com componentes do projeto elétrico, você vai incorporar os layers que irão fazer parte do projeto elétrico.

A segunda coisa a fazer é indicar o nome dos layers que vão fazer parte deste filtro. Por exemplo, se vão aparecer paredes+conexões elétricas+tomadas+pontos de luz, você vai ter uma configuração parecida com esta:

criando grupos de layers

Algumas considerações importantes sobre o nome de busca dos layers são que: 1 você deve deixar o asterisco que fica após o nome digitado, para que o sistema ache os layers que iniciam com esse termo. Em segundo lugar, se você quer um layer que tenha um termo específico no nome, basta adicionar um asterisco na frente do nome, que o sistema irá achar o termo específico. Vou demonstrar essa diferença nas imagens abaixo, criando um filtro apenas para luminárias, em que o nome do meu layer consta o termo “lum”.

layers específicos

Bom, agora nosso filtro de layers está criado, e quando estivermos com ele ativo, apenas os layers que colocamos no filtro aparecerão na lista, tornando mais fácil o gerenciamento do projeto.

Filtro de layers

A grande vantagem dos grupos nos layers é que, uma vez com os grupos configurados, você pode congelar, ligar e bloquear todo conjunto de layers de uma só vez. Isso possibilita um rendimento enorme na hora de trabalhar.

Espero que este artigo possa ter sanado suas dúvidas sobre gerenciamento e organização de layers. Caso tenha alguma dúvida, não exite em deixar seu comentário!

Please follow and like us:
0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *