Urban Sketchers

aquarela

O que são Urban Sketchers?

Urban Sketchers são pessoas que se juntam para desenhar e compartilhar seus desenhos feitos ao ar livre. Surgiu, conforme o site oficial dos urban sketchers do Brasil, quando o jornalista espanhol Gabriel Campanario, ao observar um grande número de pessoas compartilhando seus desenhos feitos ao ar livre na internet, decidiu criar um blog para reunir essas pessoas, discutir e compartilhar ideias com pessoas que se identificam com essa atividade. O Blog pode ser acessado clicando aqui. Em 2009, o blog se tornou uma organização sem fins lucrativos, tornando-se uma comunidade que reúne pessoas de todo o mundo. Essa comunidade inclui não somente arquitetos, mas pintores, ilustradores, designers e pessoas de áreas variadas. Normalmente, compartilham o desenho juntamente com o contexto e a circunstância que o desenho foi feito.

Eu já fiz alguns desenhos, e vou compartilhar um deles com vocês.  O desenho a seguir é da Puente de la Mujer, do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Puente de la Mujer
Puente de la Mujer. Fonte: O autor.

Convenhamos, não é nem de longe o melhor desenho do mundo, mas é exatamente isso que faz a comunidade urban sketchers ser algo tão especial. O resultado importa menos que o processo. O importante é desenhar, desenhar, desenhar, tudo que quiser, tudo que tiver vontade no momento. Outra coisa bacana é que o desenho é feito naquela hora, naquele lugar, e no meu caso, com o papel apoiado em cima da coxa.

Desenho da ponte
Contexto do desenho da ponte. Fonte: O autor

Na ocasião, como estava realizando essa viagem por motivo de trabalho, não estava com meu estojo de aquarela, então deixei pra colorir na chegada ao hotel.

Vale acrescentar que, além de ser uma atividade muito prazerosa, desenhar arquitetura ajuda a entender um pouco mais sobre como as coisas funcionam em seus pormenores. Isso porque para cada desenho, você vai desprender um bom bocado de tempo desenhando o espaço. Vai ter que observar e compreender, para depois desenhar os elementos que compõe este espaço, como a junção do piso, ou o encaixe de um corrimão no piso, ou a relação de luminárias no ambiente, as modulações e relações de altura das edificações, etc.

Como começar

Se você ficou com vontade de começar e não sabe direito como, é muito simples. Comece desenhando. O importante será iniciar e manter certa regularidade da prática, até que ela se torne algo incorporado à sua rotina.

Procure comunidades de urbansketchers de sua cidade no Facebook. Se não encontrar nenhuma, crie uma! Reúna seus amigos e combinem algum ponto em comum para que vocês comecem a desenhar.

O que achou desse artigo? Ficou interessado em ingressar nesse mundo de urban sketchers? Então compartilhe com seus amigos e que se inicie a maratona de desenho!

*as imagens que disponibilizo no site podem ser utilizadas de maneira livre, desde que citem a referência e indiquem o link da página.

Please follow and like us:
0

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *